Após conseguir bater a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) prevista somente para 2019, pulando da pontuação de 3.4 em 2007 para 5.2, em 2009, a Escola Municipal Professor Homero de Oliveira Dantas, da cidade de Parnamirim, agora é a representante potiguar na fase nacional do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar/2009. A escola conseguiu o primeiro lugar dentre as 250 escolas potiguares que disputaram o prêmio, uma façanha que vinha perseguindo há três anos. Na próxima etapa o Comitê Nacional fará a seleção das seis escolas finalistas ao prêmio Destaque Brasil. A cerimônia de premiação da escola escolhida como Destaque Brasil também está prevista para o dia 8 de novembro, no Rio de Janeiro.
A seleção foi realizada por um comitê estadual de avaliação composto de representantes da Secretaria Estadual de Educação, Universidade Federal de Educação, Undime, Sebrae/RN, Anpae, Sinte/RN e Instituto de Formação de Professores presidente Kennedy e Secretaria da Administração e dos Recursos. O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar tem a coordenação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), tendo como parceiros a Undime, Unesco; Fundação Roberto Marinho e apoio da Embaixada Americana no Brasil, Movimento Brasil Competitivo, Todos pela Educação, Grupo Gol, Grupo Gerdau e Instituto Razão Social.
A escola ganhará R$ 2 mil da Fundação Roberto Marinho e 300 livros para a biblioteca. A diretora Maria da Piedade Pereira Fernandes foi agraciada com uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos no mês de novembro. Durante a viagem, os diretores terão a oportunidade de conhecer o sistema educacional público norte-americano.
Com 280 alunos do Ensino Fundamental e uma turma de Educação Infantil, a escola trabalhou o tema: "Gestão participativa, compartilhando responsabilidades", priorizando três projetos para que se destacaram na melhoria do ensino. O primeiro foi "Multiplicador de Aprendizagem" que visa combater o déficit escolar de alunos que recebem aulas de reforço individualizadas. Outro projeto é "Escola de leitores", em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e C&A, quando toda terça-feira a escola para durante 10 minutos para fazer leitura.
Mas o projeto mais comentado é o "Viajando com a Sacola Mágica da Leitura" que consiste em o aluno poder levar para casa, nos finais de semana, uma sacola de livros para ler em casa com os pais. Os irmãos Tarcísio Miguel da Costa Miranda, 10, aluno do 4º ano e Letícia da Costa Miranda, 8, aluna do 3º ano, por ezxemplo, são assíduos ao projeto. Eles adoram poder levar os livros para casa e compartilhar da leitura com a família.
Na área de gestão, a diretora Maria da Piedade disse que há vários anos a escola adquiriu o hábito de autoavaliação e a cultura do registro, além de fazer parcerias com a iniciativa privada e com o Sesi que garantem o ensino sobre instrumentos musicais e teatro no contraturno, dentre outros. "Este prêmio foi um grande presente para a escola que, este ano, comemora 25 anos de fundação".
Fonte: Jornal Diário de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário