sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Divulgada a concorrência para o vestibular da UFRN

Rio Grande do Norte

Foi divulgada a concorrência definitiva do vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta quinta-feira. Mais uma vez o curso de medicina foi o mais concorrido entre os 67 oferecidos pela instituição. Foram 2.944 candidatos inscritos para as 100 vagas ofertadas, o que resultou em 29.44 de concorrência. Em segundo lugar ficou psicologia com 15,18 por vaga, seguida de arquitetura e urbanismo, com 11,38.

Estudantes conferindo resultado no ano passado. Concurso tem acréscimo de mais de dois mil concorrentes em 2010 Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

Em comparação à demanda parcial divulgada pela Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) no mês de setembro, pouco mais de três mil inscrições foram validadas, totalizando 28.045 candidatos para 6.139 vagas. O número de vestibulandos foi considerado recorde pela universidade, já que no ano passado ficou em 25.468 pessoas.

Apesar do crescimento no número de inscritos, o ranking das graduações mais concorridas praticamente não se alterarou, com exceção de arquitetura e urbanismo, que ficou em terceira posição no ranking ocupando o lugar do curso de direito. Assim como foi divulgado na demanda parcial, alguns cursos apresentaram um número de candidatos abaixo do número de vagas disponíveis. O bacharelado em matemática, por exemplo, oferece 20 vagas e teve inicialmente 10 inscritos, número que passou para 13 após a validação das inscrições. Os cursos com menor procura foram ciências atuariais (0.95), estatística (1.79), e química (0.86).

O estudante Douglas Coelho, de 18 anos, que vai prestar vestibular para medicina pela segunda vez diz não ter medo da disputa acirrada. "O número da concorrência é razoável. Não quero parecer esnobe, mas não me incomoda isso. Acho que o importante é estudar e acertar as questões",opinou o vestibulando. Os locais de aplicação das provas serão disponibilizados no site da Comperve, a partir do dia 9 de novembro. O vestibular da UFRN ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro.
Números

 67 cursos
 28.045 candidatos
 6.139 vagas

Fonte: Jornal Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário