quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Presidenta Dilma Rousseff confirma aproximação com o PSD

Brasil

A presidenta Dilma Rousseff aproveitou uma visita a Santa Catarina, onde inaugurou obra atrasada do PAC e distribuiu máquinas a prefeitos, para fazer ontem um agrado político ao PSD de Gilberto Kassab, que na semana passada oficializou seu apoio à reeleição da presidenta. 

Acompanhada de uma comitiva de seis ministros, Dilma viajou pelo Estado para prestigiar o único governador do PSD no País, Raimundo Colombo. De quebra, bateu nos tucanos ao comentar o modelo das privatizações que vem realizando.

O giro da presidenta pelo Estado incluiu Florianópolis, Itajaí e São Francisco do Sul. Na capital, ela foi aclamada como candidata por prefeitos, parlamentares e dirigentes. Depois de assinar um contrato de financiamento do Banco do Brasil com o Estado no valor de R$ 2 bilhões para diversas obras, a presidenta e Colombo trocaram elogios públicos e promessas de apoio em 2014. 

“Pode contar com nossa lealdade e nossa admiração. A senhora é uma mestre. Conte com a gente”, disse o governador. “Encontrei aqui iniciativa e vontade política”, respondeu a presidenta. Virada. Com a parceria com o PSD, que também governa Florianópolis, Dilma espera reverter o favoritismo histórico dos tucanos no Estado. Nas últimas quatro eleições - desde 1998 -, o PSDB venceu três: em 1998, 2006 e 2010. O senador Luiz Henrique da Silveira, ex-governador de Santa Catarina até 2010, acompanhou a presidenta durante toda a viagem.

Apesar dos afagos entre a presidenta e os pedessistas, o diretório do PT catarinense ainda trabalha para lançar candidatura própria em 2014. O presidente estadual do partido, Cláudio Vignatti é um crítico rigoroso do governador, que deixou o Democratas para embarcar no projeto de Gilberto Kassab. 

Adversário interno da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, Vignatti prometeu em um texto na internet “dialogar com todas as forças políticas que querem um projeto alternativo para nosso Estado”. Um projeto, segundo ele, “capaz de vencer a ausência de gestão e a falta de ligação entre governo e sociedade”. Enquanto isso, o ex-governador Luís Henrique tenta construir no Estado uma aliança para reeleger Colombo e substituir o PSDB na vaga para o Senado.

Repetindo um roteiro que já se tornou comum em sua agenda pelo País, Dilma Rousseff entregou, em São Francisco do Sul, 59 motoniveladoras e 10 caminhões-caçambas para prefeitos catarinenses. Só neste ano, foi a 14.ª solenidade do gênero - em que prefeitos recebem equipamentos de trabalho diretamente da presidenta.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário