quarta-feira, 14 de junho de 2017

Educação do Campo de Serra de São Bento inicia a feirinha de produtos agroecológico

Serra de São Bento/RN


Nesta quarta feira teve inicio a feirinha de alimentos agroecológicos, praticas fomentada no ensino dos educandos. A feirinha iniciou com a produção dos educandos das turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA das educadoras, Carla Alves, Comunidade Umari,  Janaína e Jeová Lins Comunidade Serra do Meio. Teve ainda o coentro produzido pelos educandos e educadores do fundamental e ensino infantil das escolas Pedro Paulino dos Santos e Cacimbas. 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, área interna
Educadores da EJA, Jeová, Janaína e Carla com a Secretária M. de Educação, Vanderleia Oliveira

Os valores arrecadados com a venda dos coentros é para a manutenção das hortas. Há hortas nas seis escolas do campo, algumas produzem apenas para a própria alimentação, mas o objetivo maior do projeto de hortas é trabalhar pedagogicamente o ensino e aprendizagem. As escolas que conseguem um maior espaço para produção, produzem também para comercialização. Segundo relata os Educadores todos estão gostando da metodologia de usufruir da horta enquanto ferramenta ao ensino e aprendizagem dos educandos.

A imagem pode conter: 2 pessoas

A feira deve acontecer semanalmente e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Serra de São Bento. Na estreia da feira aconteceu também o lançamento do Projeto Troca Limpa, o qual trocará alimentos da agricultura familiar por material reciclável, com objetivo de promover a sustentabilidade local por meio da economia solidária. 

A feira é também uma oportunidade dos educandos da EJA venderem sua produção. Segundo informou o secretário Municipal de Agricultura, Erinilson Cunha, a feira se expandirá para todos os agricultores que quiserem comercializar seus produtos. É mais um compromisso da Gestão Wanessa Moirais com a agricultura local.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, comida e área interna
Secretário de Agricultura, Erinilson cunha com agricultores e equipe da Educação do Campo

As Escolas do Campo em Serra de São Bento sob a coordenação da Pedagoga e Especialista em Educação do Campo e Sustentabilidade Ambiental, Ariadny Moreira, vem apresentando projetos de relevância social e ao ensino/aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário