segunda-feira, 17 de abril de 2017

Governo federal renova emergência pela seca em 153 municípios do RN e Serra de São Bento aparece na lista

Rio Grande do Norte

Medida permite que prefeituras peçam apoio para ações de socorro e assistência à população e dá direito a incentivos econômicos junto a bancos federais.

Ministério da Integração Nacional voltou a reconhecer a situação de emergência de 153 municípios do Rio Grande do Norte que sofrem com a seca prolongada dos últimos anos. Com a medida, CLIQUE AQUI E VEJA A RELAÇÃO as prefeituras podem pedir apoio do governo federal para ações de socorro e assistência à população.

Além da possibilidade de obter fornecimento de água potável, por meio da Operação Carro-Pipa Federal, os municípios passam a ter direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a retomada da atividade econômica.

Com validade de seis meses, o reconhecimento já havia sido dado em novembro do ano passado e foi publicado novamente agora em abril, um mês depois do decreto do governo estadual que estabeleceu, pelo quarto ano consecutivo, a situação de emergência nos municípios. O decreto permite que o Estado contrate, sem licitação, as obras e os serviços necessários para reduzir os efeitos provocados pela seca.

Em dezembro, o G1 publicou matéria mostrando que a mais longa e severa estiagem da história do Rio Grande do Norte estava fazendo o maior reservatório do estado secar. O nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegou a cair para 13%, mas tem melhorado e hoje é de 18% da capacidade, segundo dados do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn).

Atualmente, 30 reservátorios do estado estão secos ou em volume morto, de acordo com o Igarn. A reportagem também visitou sete cidades onde os canos estão secos ou há rodízio de água – em uma delas, até uma cidade submersa pela represa reapareceu. A seca afeta moradores, a produção agropecuária e até o PIB do estado.

Fonte: Portal G1 do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário