quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Hoje é dia de Santos Reis

Igreja Católica  


Segundo a tradição, os Reis Magos eram três: Gaspar (Aquele que vai inspecionar); Melquior (Meu Rei é Luz) e Baltazar (Deus manifesta o Rei). Tudo indica que os Reis Magos eram astrólogos procedentes da Babilônia, a terra da astrologia por excelência. A referência à visita dos Reis Magos encontra-se assim descrita no evangelho de São Mateus: "Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: 'Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos para prestar-lhe homenagem". (Cap 2, 1-3). 

A intenção do evangelista é mostrar que os pagãos, os gentios, os povos que viviam além das fronteiras de Israel, reconhecem Jesus como Rei-Messias. Ao passo que o povo judeu rejeita o Salvador nascido em seu seio. 

Ouro, incenso e mirra simbolizam as riquezas e os perfumes da Arábia, oferecidos como tributo ao Rei dos Reis. Os padres da Igreja vêem no ouro, o símbolo da realeza de Jesus; no incenso, a sua divindade; e na mirra, a paixão de Cristo. Na adoração dos magos cumprem-se as profecias messiânicas: "Eu vejo - mas não agora, eu contemplo - mas não de perto: um astro procedente de Jacó se torna chefe, um cetro se levanta, procedente de Israel".(Num 24, 17).

Os Reis voltaram por outro caminho:

"Avisados em sonho de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho". (Mt 2, 12)
Deus jamais deixa de proteger aqueles que O servem com amor e fidelidade. Se os Magos tivessem retornado a Herodes, eles mesmos poderiam ter precedido os Inocentes na morte.

Fonte: http://www.devocaoefeblog.com.br/2013/01/oracoes-epifania-do-senhor-e-santos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário