sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Com estiagem, produção de grãos no RN cai 53% este ano

Rio Grande do Norte

A produção agrícola de grãos no Rio Grande do Norte caiu 53,1% entre as safras de 2014 e 2015 em função da falta de chuvas, sobretudo na região semiárida do Estado. No ano passado, o Estado produziu 38,85 mil toneladas, número que caiu para 18,2 mil toneladas este ano. Os dados estão no 12º Levantamento da Safra Brasileira de Grãos, feito em agosto, que também aponta redução de 9% na área de plantio. Em 2014, 68.397 hectares foram plantados. Este ano, 62.678 hectares.

A queda da produção de grãos no Rio Grande do Norte, segundo o analista operacional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luiz Gonzaga Araújo e Costa, vem ocorrendo há quatro anos por causa da seca. “Já no primeiro ano de estiagem, em 2012, houve um reflexo muito grande em relação a oferta e demanda de produtos agrícolas”, disse ele.

Luiz Gonzaga Costa afirmou que “se a produção de grãos deste ano foi menor em relação a 2014, isso representa muito mais em comparação com a situação normal de inverno de 2011”. Luiz Gonzaga explicou que o Rio Grande do Norte “não é autossuficiente em grãos mesmo em período de chuvas normais”, embora tenha tradição de plantio de arroz, feijão, milho e sorgo para a subsistência dos agricultores. “Nossa produção agrícola está muito longe da necessidade e demanda de consumo da população do Estado”, continuou o analista operacional da Conab, que estima em mais de 90% o volume de compra de milho, feijão, arroz e sorgo, principalmente da Paraíba e do Ceará.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário