segunda-feira, 6 de outubro de 2014

PMDB elege maior número de senadores

Brasil

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) continuará com a maior bancada no Senado Federal. Foi o que revelaram os resultados da eleição de senadores realizada no domingo (5). O partido tem o maior número de senadores com mandato encerrando em 2015. São cinco. Dois tentaram reeleição, três não se candidataram e Jarbas Vasconcelos (PE) disputou cargo de deputado federal – e venceu.

Enquanto quatro estão de saída, outros quatro chegam após serem eleitos ontem: Rose de Freitas (ES), Dário (SC), Simone Tebet (MS), José Maranhão (PB). E Kátia Abreu (TO) foi reeleita. Dependendo da eleição nos estados, a bancada continuará do mesmo tamanho. No pior cenário, ficará com 17 representantes.

Com uma bancada de 13 senadores, o PT tem três em fim de mandato, enquanto dois foram eleitos: Paulo Rocha (PA) e Fátima Bezerra (RN). Dos 12 senadores do PSDB, seis estão se despedem no início do próximo ano. Em compensação, Alvaro Dias (PR) foi reeleito. Conseguiram mandato ainda os candidatos Tasso Jereissati (CE), Antonio Anastasia (MG) e José Serra (SP).

Quem surpreendeu foi o PDT, que elegeu Antonio Reguffe (DF), Lasier Martins (RS), Acir Gurgacz (RO) e Telmário Mota (RR). O Democratas conquistou nas urnas três cadeiras: David Alcolumbre (AP), Ronaldo Caiado (GO) e Mario do Carmo (SE). PSB venceu em Pernambuco, Rio de Janeiro e Maranhão, com Fernando Bezerra, Romário e Roberto Rocha, respectivamente. PTB faturou com Fernando Collor (AL) e Elmano (PI). PP, PSD e PR elegeram um senador cada partido.

Fonte: Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário