terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pesquisa Seta/Gazeta: Fátima Bezerra é a preferida dos mossoroenses para o senado federal

Mossoró/RN


A GAZETA DO OESTE, em parceria com a Seta Instituto de Pesquisa, avaliou também o panorama na corrida pela única vaga reservada ao Rio Grande do Norte no Senado da República no pleito de 5 de outubro. A deputada federal Fátima Bezerra, postulante do Partido dos Trabalhadores (PT) a uma vaga na Casa Revisora nacional, lidera tanto na sondagem espontânea quanto no quesito estimulado.

Na sondagem estimulada, onde o entrevistado responde a pergunta, auxiliado por uma lista contendo o nome dos candidatos registrados na Justiça Eleitoral, Fátima Bezerra obteve 34,9% das intenções dos votos dos mossoroenses, abrindo assim quase 15% de vantagem sobre a ex-governadora Wilma de Faria, que concorre a um assento no Senado da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A candidata socialista obteve 20,9% de citações do eleitorado mossoroense.

Na terceira posição apareceu o candidato do Partido Social Liberal (PSL), Roberto Ronconi, que, dentro de um universo de 600 entrevistados, teve o seu nome mencionado por 1,7% pessoas. Na quarta colocação na corrida pelo Senado foi citada a postulante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), professora Ana Célia, que obteve 1,2% de menções entre os eleitores mossoroenses consultados pela Seta Instituto de Pesquisa.

Na última posição em relação à disputa senatorial ficou o postulante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), professor Lailson, que foi citado por apenas 0,8% dos entrevistados mossoroenses. O índice de eleitores que respondeu Ninguém/Branco/Nulo foi de 20,5%, enquanto o total de eleitores que disse Não sabe/Não respondeu foi de 20%. Foram realizadas 600 entrevistas com base em questionários estruturados, contendo perguntas fechadas no município objeto da pesquisa, no caso, Mossoró entre os dias 2 e 4 de setembro, ou seja, semana passada.

A amostra atendeu ao critério de estratificação da população por região, sexo, idade, grau de instrução e renda, a partir dos dados disponibilizados sobre o universo investigado pelo TRE no Rio Grande do Norte, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95% e a pesquisa está registrada pelo número RN 00020/2014.

Espontânea

Na sondagem espontânea, ou seja, onde o entrevistado responde livremente a respeito de sua posição no tocante às eleições, a deputada federal petista Fátima Bezerra também é a preferida dos mossoroenses na disputa pela única vaga reservada ao Rio Grande do Norte no Senado da República.

A deputada do Partido dos Trabalhadores foi citada por 30,2% dos entrevistados pela Seta Instituto de Pesquisa em parceria com a GAZETA DO OESTE. A ex-vice-prefeita de Natal, professora Wilma de Faria, do Partido Socialista Brasileiro, obteve 17,2% de menções dos mossoroenses. Na terceira posição apareceu o candidato do PSL, Roberto Ronconi, que teve o seu nome mencionado por 1,5% de pessoas, dentro de um universo de 600 entrevistados entre os dias 2 e 4 deste mês.

A candidata do PSTU, professora Ana Célia, foi quarta candidata preferida dos mossoroenses com 1% e na última posição ficou o candidato do PSOL, professor Lailson com 0,5%. O índice de eleitores que disseram não votar em Ninguém/Branco/Nulo foi de 27,8% já o índice de eleitores que disseram Não Saber/Não Respondeu foi de 21,8%.

Fonte: Robson Pires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário