domingo, 4 de maio de 2014

Mossoró/RN: Francisco José Júnior é eleito prefeito em eleição suplementar

Mossoró/RN

Destaque portal G1 do RN


Com 100% das urnas apuradas, ele teve 88,32% dos votos válidos. Votos de Larissa Rosado, principal adversária, não foram computados.

O contador Francisco José Lima Silveira Júnior (PSD) foi eleito neste domingo (4), em eleição suplementar, o novo prefeito de Mossoró. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com 100% das urnas apuradas, ele teve 88,32% dos votos válidos. A principal adversária dele na disputa, deputada Larissa Rosado (PSB), não teve os votos contabilizados devido o fato de a candidatura dela estar sub judice. Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte e tem 259.815 habitantes, de acordo com o IBGE.

“Me sinto feliz e tranquilo. O povo soube reconhecer nas urnas o trabalho que tem sido feito na prefeitura nos últimos meses", disse Francisco logo após a divulgação do resultado.

A eleição suplementar foi necessária porque o TRE cassou os mandatos da prefeita eleita em 2012, Claudia Regina (DEM), e de seu vice, Wellington Carvalho. A corte potiguar também declarou a inelegibilidade de ambos pelo prazo de oito anos. Os juízes entenderam que Claudia e Wellington praticaram abuso de poder político e econômico, compra de votos e conduta vedada a agente público.

Francisco José obteve 68.915 votos. Como os votos de Larissa Rosado não foram contabilizados, o segundo lugar foi Cinquentinha (PSOL), com 3.825 votos. O tereciro foi Josué (PSDC), com 3.025. O quarto foi Gutemberg Dias (PCdoB), com 2.265. Foram registrados 4.428 votos em branco e 30.429 pessoas não votaram.

Francisco José era presidente da Câmara Municipal de Vereadores quando assumiu a prefeitura de Mossoró pela primeira vez no dia 4 de outubro de 2013, após a prefeita Claudia Regina (DEM) e seu vice, Wellington Filho (PMDB), serem afastados do cargo. No dia 9 de outubro o TRE/RN determinou que a prefeita afastada voltasse ao cargo. No dia 7 de novembro Francisco José voltou a assumir a prefeitura por determinação do TRE, mas quatro dias depois Claudia Regina reassumiu o cargo. No dia 4 de dezembro, Claudia Regina foi afastada novamente. Desde então Francisco Júnior está a frente do Executivo Municipal em Mossoró.

Francisco José Lima Silveira Júnior é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Assumiu interinamente a prefeitura durante o quarto mandato como vereador, em que foi eleito pela segunda vez para a presidência da Câmara Municipal de Mossoró.

Foi o mais jovem vereador a assumir o comando do Legislativo mossoroense. Também assumiu a presidência da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN) e foi escolhido para representar o Rio Grande do Norte na Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM).

É filho do ex-deputado estadual e ex-vereador de Mossoró Francisco José e da enfermeira Lúcia Bessa. Ele é casado e tem um filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário