sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Jucurutu/RN: Ministério Público Estadual recomenda a Prefeitura que suspenda gastos com festas

 Jucurutu/RN

O Ministério Público de Jucurutu, através do promotor Fausto França Júnior ingressou com medida judicial requerendo a proibição de ordenação de gastos de qualquer natureza com festividades, pela Prefeitura de Jucurutu. De acordo com o documento, seja diretamente, seja como contrapartida de convênios, incluindo cachê de artistas, montagem de palcos, etc.

Ainda de acordo com a Promotoria, já não bastasse o problema da falta de abastecimento da cidade e a da zona rural, a Prefeitura de Jucurutu descumpre reiteradamente desde o ano de 2010, um termo de ajustamento de conduta que previa providências para o fim do lixão e do abatedouro municipal, comprometendo a qualidade da água. O lixão de Jucurutu, inclusive localiza-se em área que no período de chuvas, pode ter resíduos lançados em riacho, que é afluente do Rio Piranhas. No local foi constatado inclusive lixo hospitalar. De igual modo, o abatedouro da Barra de Santana também despeja dejetos no rio, contaminando o manancial de água da população.

Também foi ajuizada ação para obrigar a Prefeitura de Jucurutu a construir uma adutora em favor da comunidade Pedra do Navio, que é abastecida precariamente por uma cacimba, de cuja água foi feita análise físico-química, constatando-se a presença de uma série de substâncias perigosas à saúde. Em outro pedido, também foi requerida a construção de uma adutora para atender a comunidade do Pangoá, situada na Serra de João do Vale, também em situação crítica de falta de água. Em junho desde ano, depois de intentada execução judicial relativa ao lixão e abatedouro, Prefeitura foi citado na pessoa do prefeito George Queiroz, mas não tomou qualquer providência, de acordo com a Promotoria, mesmo sendo cominado multa de caráter pessoal.

Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário