sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jardim do Seridó completa 153 anos de Emancipação Política

Jardim do Seridó/RN

Jardim do Seridó do alto do Santuário do Coração de Jesus - Foto: Josimário Nunes

A cidade de Jardim do Seridó está completando 153 anos de Emancipação Política ontem quinta-feira (01). Para celebrar a data, acontece nesta tarde o desfile alusivo as comemorações, que ,abre a Semana da Pátria no município, com tropas do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, do Grupamento do 6º Batalhão de Polícia Militar, da Companhia Independente de Polícia Ambiental e do 3º Distrito de Polícia de Trânsito, todos sediados em Caicó e das escolas da rede municipal de Ensino da referida cidade.

O desfile terá início as 16 horas em frente à Casa da Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo, com término no sobrado da Secretaria de Educação onde será feita a revista ao palanque, formado com autoridades civis e militares.

Jardim do Seridó - A lei nº. 703 de 27 de agosto de 1874 deu a Vila do Jardim à categoria de cidade com o nome de Jardim do Seridó, para se distinguir de Jardim de Angicos, no mesmo Estado. Continuou, porém, a cidade de Jardim do Seridó a ter o seu distrito judiciário pertencente à comarca do Seridó, com sede na cidade de Caicó, antiga Vila do Príncipe. Até o ano de 1873, o distrito de Jardim do Seridó pertence à referida Comarca do Seridó, da qual foi desanexado, com a de Acari, pela lei nº. 621, de 08 de agosto de 1873, para constituírem a comarca de Jardim, que foi instalada a 14 de novembro do dito ano, pelo Dr. José Rufino Pessoa de Melo, seu primeiro juiz de Direito.
 
Finalmente, a lei nº. 453 de 27 de novembro de 1919 restaurou a comarca de Jardim do Seridó, que foi instalada a 08 de janeiro de 1920, com a posse do Dr. Manoel Benício de Melo Filho.
 
Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário